15 de abril de 2012

Bolo Saint Honoré

Para  este delicioso bolo é necessário preparar duas massa e um creme... este bolo e fenomenal... mas um pouco trabalhoso... Mas vale a pena... Delíciaaaa....


bolo saint honoré



Ingredientes:


massa areada
220g de farinha;
80g de margarina;
80g de açúcar;
1 ovo.

massa para choux
2,5 dl de leite e água (meio por meio);
50g de margarina;
1 casquinha de limão;
150g de farinha;
3 ovos grandes.

creme
3dl de leite;
1 colher de sopa de farinha;
100g de açúcar;
1 casquinha de limão

caramelo
100g de açúcar

500g de morangos

Primeiro vamos fazer a massa areada. Deitar 220g de farinha em cima da mesa e abrir uma cavidade larga no centro, deitar as 80g de açúcar e a margarina e amassar muito bem sem a farinha, juntar o ovo até ligar bem. Envolver a farinha, manobrando o menos possível, só o indispensável, depois de tudo bem envolvido formar uma bola e polvilhar com um pouco de farinha, descansar 30 minutos. Depois da massa descansar numa forma amovível (para ser mais fácil) forrar com papel vegetal e colocar a massa estendendo com os nódulos da mão (assim é mais fácil), tem que ficar bem nivelada, para cozer de forma igual. Depois de cozida retirar e colocar no prato em que se vai servir.

Agora a massa de choux: num tachinho, levar ao lume a ferver os 2,5dl de leite e água com a casquinha de limão, a margarina e uma pitada de sal. logo que levantar fervura juntar a farinha de uma só vez e mexer energicamente, sobre o lume, com uma colher de pau, até formar bola que se descola do tachinho. Deitar num recipiente e deixe arrefecer. depois tirar a casquinha de limão e junte os ovos, um a um, amassando sempre e batendo bem a massa. Num tabuleiro com papel vegetal com a ajuda de duas colheres de chá (quem tiver saco de pasteleiro é mais simples), com uma colheres tiramos uma porção e com a outra soltamos em cima do tabuleiro. Levar a cozer, em forno muito quente cerca de 15 minutos, evitando abrir o forno entre os 8 a 10 minutos. retirar quando estiverem bem secos.

bolo saint honoré

Creme: ferver o leite com a casquinha de limão e tirar do lume. num tachinho, misturar primeiro o açúcar com a farinha e depois com as gemas (guardar as claras), juntar o leite em fio mexendo sempre. depois levar a lume médio, mexer sempre para não pegar, assim que começar a ficar mais espesso e borbulhar retirar do lume e deitar numa tigela, deixar arrefecer. Bater as claras em castelo e misturar ao creme pouco de cada vez e mexer sempre de baixo para cima. pode colocar uma colher de sopa de qualquer licor.

Deitar 100g de açúcar numa frigideira sem água e levar ao lume, mexer com uma colher de pau até ao ponto de caramelo, mas não deve deixar ficar muito escuro, retirar e molhar os chus um a um, dos lados e colocar à volta na massa areada com duas camadas formando uma coroa, por fim regue todos com o resto do caramelo.

bolo saint honoré

 Lavar os  morangos, escolha os mais bonitos para enfeitar. Cortar  os restantes e colocar no fundo do bolo. Sobre eles espalhar 2/3 do creme. deitar o restante do creme para decorar o bolo (se tiver um saco de pasteleiro) com o auxílio de uma colher de chá. Decore com os morangos inteiros.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...